Sobre Cabelos Crespos






O cabelo crespo negroide ou ulotríquio, como são classificados oficialmente, é o tipo predominante, principalmente, em quem tem a pele morena escura e negra. Marcado por penteados como o black power, tranças enraizadas (o clássico cabelo afro), rastafári ou, simplesmente, cachos, nesse tipo de cabelo crespo o que impera é o estilo. Mas como qualquer madeixa, os cuidados não podem ser deixados de lado e devem respeitar a estrutura de cada fio, que são mais frágeis e tem mais dificuldade de receber uma hidratação natural. "Os cabelos negroides tem os fios achatados em vez de cilíndricos, assumindo formato de fita, e são estreitados em alguns pontos e mais largos em outros, o que impossibilita que a lubrificação do fio, que parte no sentido do couro cabeludo para as pontas, seja feita de maneira uniforme".Além disso, suas cutículas têm menos camadas, o que torna o fio mais frágil, bem mais sujeito a quebra". A seguir, confira algumas recomendações que ajudam a deixar os fios naturais mais bonitos, opte você por um belo black power ou uma cascata de longos cachos.


Lavando o cabelo

Alguns cuidados são indispensáveis à lavagem de qualquer tipo de cabelo: usar produtos específicos para o seu fio, manter a temperatura da água morna e retirar todo o condicionador dos fios são alguns deles. Mas quem tem cabelos afro, precisa se atentar a outros fatores. O cabelo crespo demora mais tempo para secar, principalmente na região próxima ao couro cabeludo. Isso acontece em função do formato do fio, que retém a água. O principal prejuízo disso é que, por hábito, a frequência das lavagens vai ficando cada vez mais espaçada. "A lavagem frequente é importantíssima para manter a saúde dos fios e do couro cabeludo e evitar doenças, como a dermatite seborreica, por exemplo", explica a especialista. Além disso, esse bom hábito torna mais fácil desembaraçar os fios, uma vez que a estrutura dessas madeixas gera nós com maior facilidade.

Escovação

Engana-se quem acha que cabelo crespo só pode ser penteado no banho,  esse cuidado é fundamental para ajudar a levar o óleo natural do cabelo da raiz até as pontas e deve ser feito também com o cabelo seco. A dica da especialista é usar uma escova de cerdas naturais, que não vão deixar o cabelo elétrico nem irritar o couro cabeludo. Você deve estar se perguntando: mas escovar as madeixas não vai deixar os fios com um volume que eu não gostaria? A resposta é sim, apesar de as cerdas naturais serem mais gentis com os fios, o cabelo vai ficar mais volumoso. Nesse caso a sugestão é pentear antes de dormir e lavar no dia seguinte pela manhã.

Pode acreditar, o leave-in, também conhecido como creme sem enxague, é um aliado diário. "Ele deve ser usado nos cabelos úmidos todos os dias para dar forma aos cachos, na direção das pontas, de modo a envolver todo o fio, depois é só deixar o cabelo secar naturalmente. Após aplicar o creme de pentear em todos os fios, amasse as mechas com as mãos em forma de concha, para ajudar na formação dos cachos".

A quantidade a ser usada vai variar de acordo com o tamanho e o tipo de fio. Se você vai começar a usar o leave-in, utilize uma quantidade pequena, do tamanho de uma moeda de 10 centavos e vá sentindo a necessidade dos seus fios. Caso ele perca a forma o fique com aspecto ressecado no correr do dia, use um pouco mais, caso ele fique pesado e sem movimento, use menos.

No banho, lembre-se de retirar com água abundante todo o creme sem enxágue que ainda estiver no cabelo, até a água ficar cristalina, e então comece a lavagem normal com o xampu.

Hidratação

Os dermatologistas  recomendam produtos à base de silicone para uma boa hidratação das madeixas. Ela explica que qualquer produto hidratante - como cremes de tratamento, leave-in e óleos - depende do silicone para conseguir fazer bem sua função nos cabelos. "O silicone é o que liga os outros produtos emolientes ao fio, sem ele os outros hidratantes não são absorvidos", explica. Um exemplo são os óleos vegetais, como o óleo de coco. A função deste emoliente é penetrar e regenerar cada fio de cabelo, no entanto, ele só conseguirá esse efeito se tiver silicone na fórmula.

Além disso, o silicone, por si só, já é um bom hidratante, pois forma uma película ao redor do fio, protegendo-o. Mas é preciso que o silicone seja de boa qualidade para esse efeito. Busque marcas reconhecidas no mercado, que sabidamente investem em pesquisa e na melhoria dos produtos, e fique atento à sensação ao toque após a aplicação do produto, que se for suave e acetinado, demonstra qualidade. Por isso, evite receitas caseiras, como passar azeite ou abacate no cabelo, e opte por produtos de qualidade com alto poder de hidratação.

Silicone

"Outro finalizador muito bom é o reparador de pontas, que deve conter apenas silicone e pode ser usado no dia a dia também para dar brilho e soltar os fios que já estejam completamente secos, após o uso do creme de pentear",  Lembre-se de aplicar o produto apenas no comprimento dos fios, no couro cabeludo eles podem deixar o cabelo com aspecto oleoso e até entupir os poros do couro cabeludo.

Os melhores cortes

Um bom corte pode deixar o cacho mais modelado, reduzir ou aumentar o volume e torná-lo mais prático para pentear, "para ressaltar o volume, cortes em camadas, utilizando técnicas assimétricas, são ótimas opções, já os cortes mais tradicionais, em linha reta, são mais indicados para quem quer reduzir o volume", recomenda.

Mas não se esqueça, para que os fios permaneçam saudáveis é necessário que eles sejam cortados, no máximo, a cada dois meses, mesmo que seja somente para aparar as pontas ou manter o corte. E mais: respeite seu estilo e seus desejos - abuse da ousadia dos seus fios.






Seja o primeiro a comentar!